Jesse Owens foi um atleta americano, negro, que ganhou quatro medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de 1936, na categoria atletismo. Suas conquistas foram importantes não só para ele, mas também para a humanidade. Os jogos aconteceram em Berlim, na Alemanha, quando o líder nazista Adolf Hitler estava no poder. Hitler, como todos os nazistas, defendia a ideia de que os brancos eram superiores aos negros. E Owens provou que estavam enganados.

James Cleveland Owens nasceu em Oakville, no estado do Alabama, no dia 12 de setembro de 1913. Mais tarde, sua família mudou-se para Cleveland, em Ohio, em busca de melhores oportunidades.

Ainda jovem, Jesse se tornou uma estrela do atletismo. Em 1928, bateu o recorde nas modalidades de atletismo salto em altura e salto à distância. Em 1933, enquanto estudava no ensino médio, quebrou mais três recordes. Depois, ingressou na Universidade Estadual de Ohio.

Nas Olimpíadas, Owens ganhou medalhas de ouro no salto em distância, nos 100 e 200 metros rasos, e no revezamento 4 x 100 metros. Ele também alcançou novos recordes olímpicos e mundiais.

Owens se formou na universidade em 1937 e trabalhou para a Comissão Atlética de Illinois, nos Estados Unidos. Atuou como orientador de atividades para jovens garotos e também fez visitas de caridade a países da Ásia como representante do governo norte-americano. Foi um exemplo importante para os negros do mundo todo. Owens morreu em Phoenix, no estado do Arizona, no dia 31 de março de 1980.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.