O teólogo francês João Calvino foi um dos líderes da Reforma protestante. Calvino e outros pensadores religiosos quiseram mudar, ou reformar, a Igreja Católica. Em vez disso, a Reforma levou à criação de uma nova vertente cristã chamada protestantismo, que se tornou uma das três divisões principais do cristianismo.

Calvino nasceu em 10 de julho de 1509, em Noyon, na França. Na década de 1520, estudou religião e direito, envolvendo-se no movimento para reformar o catolicismo. A Igreja Católica incentivava os fiéis a fazer boas ações e realizar rituais, com o objetivo de chegar ao céu. Mas os reformistas pensavam que Deus, e apenas ele, decidiria quem iria ao céu, e isso não aconteceria graças às boas ações das pessoas.

Em 1533, Calvino se mudou para a Suíça, onde se dedicou a estudar ideias religiosas, especialmente as do sacerdote alemão Martinho Lutero. Como Lutero, Calvino também começou a rejeitar o catolicismo. Ele começou a colocar suas novas crenças protestantes no papel e as publicou em um livro, que inspirou muitas pessoas a se tornarem protestantes também.

Calvino ficou muito conhecido e se mudou para Genebra (hoje situada na Suíça). Ele colaborou com outros líderes para converter essa cidade-estado em um importante centro do protestantismo. Calvino acabou convencendo os líderes de Genebra a aderir a suas ideias sobre o governo. Para ele, as autoridades deveriam fazer leis baseadas nas crenças religiosas.

Calvino morreu em Genebra, em 27 de maio de 1564. Após sua morte, seus seguidores, chamados calvinistas, difundiram suas ideias pela Europa. No século XVII, alguns calvinistas ingleses levaram suas ideias à América do Norte. Hoje, muitas pessoas veem Calvino como o fundador de várias igrejas protestantes, incluindo a Igreja Reformada e a Presbiteriana.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.