Jonas Salk foi um pioneiro no campo da pesquisa médica. Sua pesquisa se concentrou na criação de vacinas, que são substâncias preparadas em laboratório para proteger as pessoas contra algumas doenças. Salk é mais conhecido por ter criado a primeira vacina segura e eficaz contra a poliomielite.

A poliomielite é uma doença causada por um vírus. Esse vírus pode afetar os nervos e a coluna vertebral. Quando isso acontece, os pacientes perdem o controle das pernas e, às vezes, também dos braços. A poliomielite pode até levar à morte. A descoberta de Salk salvou muitas vidas.

Jonas Edward Salk nasceu em Nova York, nos Estados Unidos, no dia 28 de outubro de 1914. Sua família era de imigrantes russos. Ele entrou na faculdade com apenas 16 anos de idade e formou-se médico pela Universidade de Nova York em 1939.

Salk começou a pesquisar vacinas em 1942. Na década de 1950, desenvolveu a vacina contra a poliomielite e testou-a em uma grande quantidade de pessoas, inclusive em si próprio e em sua família. Sua criação se mostrou eficaz. Em 1955, o governo americano afirmou que a vacina de Salk era segura, e logo em seguida milhões de crianças a receberam. O sucesso de Salk fez dele um herói. Ele recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade, dos Estados Unidos, e outros prêmios.

Salk morreu em La Jolla, na Califórnia, no dia 23 de junho de 1995. Hoje, a poliomielite está praticamente erradicada da maioria dos países. No entanto, ela ainda ocorre em regiões em que as crianças não recebem a vacina.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.