Juan Ponce de León, explorador espanhol da América, foi o primeiro europeu a visitar a Flórida. Ele ficou famoso também por sua busca pela lendária Fonte da Juventude.

Ponce de León nasceu em cerca de 1460, na província espanhola de León. É provável que tenha acompanhado Cristóvão Colombo na viagem de 1493 à América. Em 1502, ajudou a conquistar a ilha Hispaniola, no mar do Caribe. Em 1508, fundou a primeira colônia europeia em Porto Rico. Em 1509, tornou-se governador da ilha.

Em março de 1513, Ponce de León deixou Porto Rico para continuar a exploração de novas terras. Acredita-se que ele estivesse à procura de uma ilha na qual, dizia-se, existia uma nascente cuja água mantinha as pessoas sempre jovens. Em abril de 1513, Ponce de León desembarcou na América do Norte, acreditando que havia chegado a uma ilha. Ele deu à nova terra o nome de Flórida.

Ponce de León aportou próximo da atual cidade de Saint Augustine, no nordeste da Flórida. Sem encontrar a nascente que buscava, viajou para o sul, ao longo da costa. Explorou as ilhas hoje conhecidas como Florida Keys e atingiu o litoral oeste do estado. No trajeto, descobriu a corrente do Golfo, corrente oceânica de águas quentes que se desloca para o norte.

Ponce de León retornou à Espanha em 1514. O rei deu-lhe permissão para colonizar as áreas que havia encontrado. Em 1521 ele voltou à Flórida, onde foi ferido em confronto com nativos da região. Levado pelos companheiros para Havana, em Cuba, morreu em consequência dos ferimentos sofridos.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.