Juba é a capital do Sudão do Sul, um país na África. Juba fica na parte sul do país. A cidade está localizada em um braço do rio Nilo, o rio Nilo Branco, que ao passar pela região é também chamado de Nilo da Montanha.

Juba é um centro de comércio, cultura e transporte. Os agricultores da região circundante levam seus produtos até a cidade para vendé-los. O transporte de pessoas e bens é feito através do rio e por várias estradas principais. Há também um aeroporto internacional. A cidade é a sede da Universidade de Juba, fundada em 1975.

De 1956 a 2011, o sul do Sudão era uma parte do país do Sudão. Rebeldes do sul lutaram contra o governo do Sudão por quase 40 anos. Juba foi a principal cidade do sul do Sudão. Por isso, era um centro da resistência contra o norte. Quando a guerra terminou em 2005, Juba se tornou a capital da região sul. Em 2011, o Sudão do Sul se tornou um país independente, com Juba como sua capital. A população é de 82.346 habitantes (censo de 2008).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.