Kampala é a capital e a maior cidade de Uganda, um país da África oriental. A cidade se situa em uma série de colinas próximas ao lago Vitória. Algumas histórias dizem que seu nome deriva do impala, um animal semelhante ao cervo que vivia na região.

O Museu de Uganda, em Kampala, é famoso por sua grande coleção de instrumentos musicais tradicionais. Outra atração de destaque são as tumbas dos reis de Buganda, conhecidas como Tumbas Kasubi. Elas ficam em uma colina que se eleva sobre a cidade.

Os edifícios religiosos de Kampala mostram a diversidade da população. Na colina Kibuli, destaca-se uma mesquita islâmica. No centro de Kampala há um grande templo hindu. Na área da cidade fica também o único templo da fé bahai encontrado na África. O cristianismo está representado por catedrais anglicanas e católicas.

Kampala é um centro comercial e de transporte. Grande parte da população trabalha em atividades ligadas ao governo ou em escritórios. As indústrias da cidade processam alimentos vindos das lavouras do país: chá, açúcar, café e algodão.

Em outros tempos, o reino africano de Buganda dominava a área em que fica a cidade. Na década de 1890, a Grã-Bretanha assumiu o controle da região em que hoje fica Uganda. Kampala foi então escolhida para ser o centro do governo britânico no país. Mais tarde, os ingleses mudaram a capital para a cidade de Entebe, que permaneceu com esse estatuto até 1962. Nesse ano, Uganda tornou-se independente e Kampala voltou a ser a capital. A cidade tem 1.507.080 habitantes (estimativa de 2014).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.