Katmandu é a maior cidade e a capital do Nepal, um país do centro-sul da Ásia. A cidade fica em um planalto na confluência de dois rios e é cercada pela cordilheira do Himalaia. Polo de cultura, tem muitos templos, monumentos e palácios antigos.

Katmandu é o centro administrativo, comercial e de transportes do Nepal. O turismo também contribui para a atividade econômica. Fábricas locais produzem alimentos processados e vestuário.

Um rei local fundou a cidade em 723. Em 1769, um líder de origem mongol uniu vários reinos pequenos para formar o atual Nepal e fez de Katmandu sua capital.

Em 1934, um terremoto destruiu muitos edifícios de Katmandu. Desde o fim da década de 1990, a cidade é palco frequente de conflitos entre tropas governamentais e rebeldes. Katmandu começou a crescer rapidamente no final do século XX e tem 1.006.656 habitantes (estimativa de 2011).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.