Kuala Lumpur é a capital da Malásia, um país do sudeste da Ásia. É a maior cidade do país e também seu centro de negócios e cultura. Desde 1999, o governo da Malásia começou a transferir parte da administração para Putrajaya, uma cidade recém-construída, que será a nova capital.

A economia de Kuala Lumpur baseia-se em fábricas e serviços como bancos, atendimento à saúde e turismo. As fábricas da cidade produzem componentes para computadores, eletrônicos, móveis, alimentos e outros produtos. A principal empresa petrolífera da Malásia tem sua sede nas torres gêmeas Petronas, de 452 metros de altura, que estão entre os edifícios mais altos do mundo.

Kuala Lumpur foi fundada por humildes mineiros de estanho chineses em 1857. Os ingleses logo ocuparam a área e, no final da década de 1880, Kuala Lumpur tornou-se a capital da região chamada Federação dos Estados Malaios.

Em 1957, a parte oeste da Malásia ficou independente, e Kuala Lumpur era sua capital. O restante da Malásia tornou-se independente em 1963, e a cidade cresceu rapidamente. A população de Kuala Lumpur é de 1.634.996 habitantes (estimativa de 2012), e na área metropolitana moram 7.200.000 pessoas.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.