O líder russo conhecido como Vladimir Ilitch Lênin fundou a União Soviética, primeiro país comunista.

Infância e juventude

Lênin nasceu no dia 22 de abril de 1870, em Simbirsk, na Rússia. Seu nome de registro era Vladimir Ilitch Ulianov. Na época em que nasceu, a Rússia era governada por um czar e muitas pessoas estavam insatisfeitas com o modo como ele governava.

Vladimir Ulianov fez o curso de direito na Universidade de Kazan, mas foi expulso por participar de um protesto. De volta a casa, leu os escritos de um pensador alemão, Karl Marx, sobre o comunismo — um sistema em que a riqueza da sociedade podia ser compartilhada por todos os cidadãos. Vladimir começou a pensar em derrubar o czar e instituir esse sistema na Rússia.

Ascensão ao poder

Tendo se tornado advogado em 1892, Vladimir trabalhava paralelamente para disseminar as ideias de Marx. Por isso, foi detido em 1895 e mandado para a prisão. Em 1897, foi cumprir pena na Sibéria (parte asiática da Rússia), perto do rio Lena. Depois disso ele adotou o nome de Lênin, numa referência ao rio.

Em 1903, os seguidores das ideias de Marx, que ficaram conhecidos como marxistas, dividiram-se em dois grupos na Rússia. Lênin ficou do lado dos bolcheviques (a maioria), contra os mencheviques (a minoria).

Quando irrompeu a Primeira Guerra Mundial, em 1914, Lênin convocou os trabalhadores do mundo inteiro a mudar o governo de seus próprios países em vez de lutar contra os estrangeiros. Em outras palavras, ele os convocou para a revolução interna em seus países, abandonando a guerra que estava ocorrendo entre várias nações.

Em 1917, irrompeu uma revolução em Petrogrado (hoje São Petersburgo), na Rússia. A Revolução Russa forçou o czar Nicolau II a abdicar do trono. Logo os bolcheviques assumiram o comando da revolução e Lênin tornou-se chefe do novo governo, de orientação comunista.

Líder comunista

Muitos russos discordaram do governo de Lênin e combateram as suas tropas numa guerra civil, mas foram derrotados. Em 1922, formou-se a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, também chamada de União Soviética. Ela começou com a união de quatro países sob um mesmo regime e cresceu até se tornar um único país de proporções continentais, somando quinze repúblicas submetidas a um só comando central.

Lênin foi um líder forte: não permitia oposição a seu governo. Porém enfraqueceu depois de sofrer uma série de acidentes vasculares cerebrais (derrames). Morreu depois do último deles, no dia 21 de janeiro de 1924, aos 54 anos.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.