O explorador francês conhecido como Sieur de la Salle foi o primeiro europeu a percorrer o rio Mississípi, nos Estados Unidos, até o golfo do México. Ele reivindicou para a França toda a terra banhada pelo rio.

Juventude

La Salle nasceu no dia 22 de novembro de 1643, em Rouen, na França. Seu nome verdadeiro era René-Robert Cavelier. Em 1666, foi para o Canadá e, ao negociar peles com os nativos, ficou sabendo de um rio que corria da região dos Grandes Lagos para o mar. Era o Mississípi.

Explorações

Em 1669, La Salle viajou em direção sul a partir do lago Ontário, mas não encontrou o Mississípi. Ele atingiu provavelmente o rio Ohio.

Em 1674 e 1677 visitou a França, e o rei Luís XIV deu-lhe o título de Sieur de la Salle. O termo francês Sieur tem o mesmo significado que o Sir inglês: é um título de nobreza que significa cavalheiro.

Em 1682, o explorador acabou encontrando o Mississípi a partir do rio Illinois e navegou por ele inteiro até a foz, no golfo do México. Ali, em 9 de abril de 1682, fez a declaração de posse de todo o vale do rio Mississípi para a França, dando-lhe o nome de Louisiana (ou Luisiana), em homenagem a seu rei.

Última viagem

La Salle retornou então para a França e conseguiu de Luís XIV permissão para construir um forte na foz do Mississípi e invadir as terras espanholas do México.

A expedição de La Salle deixou a França com planos de navegar através do golfo do México até a foz do Mississípi. No caminho, vários dos navios de La Salle se perderam e muitos de seus homens ficaram doentes. Pior que tudo, La Salle não encontrou o Mississípi. Mas conseguiu aportar, finalmente, na baía de Matagorda, onde hoje é o Texas. Seus homens se rebelaram e mataram La Salle no dia 19 de março de 1687.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.