O Laos é um país do sudeste da Ásia. Começou como um poderoso reino, mais tarde foi dominado pela Tailândia e pela França, mas no século XX reconquistou sua independência. Vientiane é a capital e maior cidade do Laos. O país tem 6.788.000 habitantes (estimativa de 2014) e sua área é de 236.800 km2.

Geografia

O Laos faz fronteira com a China, o Vietnã, o Camboja, a Tailândia e Mianmar (antiga Birmânia). Quase todo o território do país é montanhoso e coberto por florestas. A única área plana é o vale do rio Mekong, que é a fronteira natural em parte do oeste do país. O clima é quente, com estações secas e chuvosas.

Flora e fauna

No sul do país crescem árvores como a teca, o pau-rosa e o ébano, além de bambuzais e pastos. As florestas tropicais do norte servem de habitat para elefantes, tigres, leopardos, macacos, ursos e cervos.

População

Três quartos da população do Laos vivem nas zonais rurais. O maior grupo étnico é o lao-lum. Outros grupos grandes incluem o lao-theung (ou mon-khmer), o lao-tai e o lao-soung. A maior parte da população é budista ou venera espíritos, e a língua oficial é o laosiano.

Economia

O Laos é um país pobre, com economia baseada na agricultura. O principal produto agrícola é o arroz, seguido por outras culturas importantes, como a cana, o milho, a batata-doce e o abacaxi. Muitas pessoas se dedicam à pesca ou à criação de porcos, de vacas e de búfalos-asiáticos. O Laos produz ainda eletricidade (em uma barragem no rio Mekong), roupas, madeira, café e estanho.

História

Lan Xang (Reino de Um Milhão de Elefantes) foi o primeiro país a existir na região. No século XIV, o rei Fa Ngum expandiu seu território, que passou a ocupar uma área maior que a do Laos atual. Porém, quatro séculos mais tarde, o Sião (atual Tailândia) conquistou Lan Xang. No fim do século XIX, o Laos foi dominado pela França, passando a fazer parte da colônia da Indochina Francesa.

O Laos obteve sua independência em 1954, mas logo se viu envolvido na Guerra do Vietnã. No fim da guerra, em 1975, o grupo comunista Pathet Lao tomou o poder. O novo governo era rígido e forçou muitas pessoas a deixar o país. Em 1991, a nova Constituição deu mais liberdade ao povo laosiano.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.