Os Lençóis Maranhenses são uma singular formação natural com dunas de areia que alcançam 40 metros de altura e lagoas de água doce, de cores azul e verde. Ficam no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, uma reserva ecológica brasileira do Maranhão, a 260 quilômetros da capital do estado, São Luís. Há quem os chame de “deserto brasileiro”. As imensas dunas são formadas pelos ventos que sopram do mar, espalhando areia nos cerca de 70 quilômetros de praias desertas do lugar.

Um dos locais que mais atrai os turistas é o rio das Preguiças, onde estão as dunas mais altas. Ali há oásis como os que costumam ser mostrados apenas como miragens em filmes sobre o Saara. É que, diferentemente do deserto africano, nos Lençóis Maranhenses chove.

As praias mais procuradas no litoral dos Lençóis Maranhenses são as de Ponta do Mangue, Vassouras, Moitas, Morro de Boi e Barra Tatu. Outro ponto de parada obrigatório para quem visita o parque é a vila de pescadores de Mandacaru, onde fica o farol, com 54 metros de altura, que funciona como um mirante da região. Lá de cima, o visual é inesquecível. Tudo isso dá para aproveitar de jipe, de barco (na orla) e até mesmo, em certos trechos, a pé.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.