Libreville é a capital do Gabão, um país do oeste da África. É também a sua maior cidade. Seu nome significa “cidade livre”. Foi fundada em 1849 pelos franceses para abrigar escravos libertos. Antes, a costa do Gabão havia sido usada por Portugal e outros países europeus como ponto de compra e venda de escravos. Libreville tem um porto no oceano Atlântico.

Muitas pessoas em Libreville trabalham para o governo. O porto, onde navios carregam madeira serrada e minerais, também é importante para a economia do país. Há fábricas em Libreville que produzem farinha, cerveja e tecidos estampados. Estaleiros também trazem dinheiro para a cidade.

Um povo chamado pongoue se estabeleceu no século XVI na área em que hoje está Libreville. Os fangs mudaram-se para lá no século XIX. Em 1886, a França transformou o Gabão em colônia.

Em 1960, o Gabão tornou-se um país independente, com Libreville como capital. Nos anos 1970 foi descoberto petróleo na costa do Gabão, próximo a Libreville. O governo usou o dinheiro da venda de petróleo para construir muitos prédios novos em Libreville. A população da cidade, incluída a região metropolitana, é de 678.000 habitantes (estimativa de 2013).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.