A Liga das Nações (ou Sociedade das Nações) foi uma entidade idealizada pelos países que venceram a Primeira Guerra Mundial (1914–18). Eles queriam que a liga servisse como um lugar em que os países pudessem resolver as disputas por meio de negociações, em vez de combates.

A primeira reunião da Liga das Nações aconteceu em Genebra, na Suíça, em 1920, com a presença de representantes de 42 países. Mais tarde, mais de vinte outros países se juntaram à organização. O presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson, um de seus idealizadores, queria que seu país ingressasse na entidade, mas o Congresso americano, ao não assinar o Tratado de Versalhes, que encerrou a Primeira Guerra Mundial, vetou a entrada dos Estados Unidos na liga.

O objetivo da Liga das Nações era evitar as guerras. Os países-membros concordaram em discutir com a organização qualquer disputa que pudesse levar a um conflito armado. Os membros também concordaram em agir em conjunto contra qualquer país que estivesse criando problemas. Além disso, a liga tentou conseguir que os países reduzissem o número de armas.

Na década de 1920, a liga resolveu vários conflitos entre as nações. No entanto, nos anos 1930, a organização enfrentou novos desafios. O Japão, a Itália e a Alemanha invadiram outros países. A Liga das Nações não pôde detê-los, e as invasões provocaram a Segunda Guerra Mundial (1939–45).

O fracasso da Liga das Nações em evitar a guerra revelou como ela tinha se enfraquecido. A entidade não convocou nenhuma reunião durante o conflito. Após a guerra, em 1946, foi substituída por uma nova entidade, a Organização das Nações Unidas (ONU).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.