Lima é a capital e maior cidade do Peru, um país da América do Sul. É também o centro cultural, comercial e industrial do país.

Um dos nomes pelos quais a cidade é chamada é O Polvo, pois a Grande Lima se estende por longas distâncias, como os tentáculos de um polvo. Dentro dessa área está Callao, o porto mais movimentado do Peru, situado no oceano Pacífico.

Lima é o centro econômico mais importante do Peru. Concentra a maior parte das atividades administrativas, bancárias e industriais do país. A indústria em Lima processa petróleo e produz principalmente eletrônicos, medicamentos, alimentos, plásticos e vestuário.

A região de Lima é habitada há milhares de anos. Há mais ou menos 1.500 anos, foi centro de veneração de um deus local chamado Pachacamac. O Império Inca ocupava a região no século XV.

Lima foi fundada em 1535 pelo conquistador espanhol Francisco Pizarro. A vizinha Callao logo se tornou o principal porto espanhol em toda a região. Por cerca de duzentos anos, Lima foi a capital de praticamente todas as colônias espanholas da América do Sul.

Em 1746, um forte terremoto destruiu quase toda a cidade, que, depois, foi reconstruída.

Peru tornou-se um país independente em 1821, tendo Lima como capital. Lima cresceu muito durante o século XX. A população da cidade, incluindo sua área metropolitana, é de 9.437.493 habitantes (estimativa de 2012).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.