A Lituânia é um dos três países no nordeste da Europa conhecidos como estados bálticos. A Letônia e a Estônia são os outros dois. A capital lituana é Vilna (Vilnius, em lituano). A população do país é de 2.926.000 (estimativa de 2014) e sua área é de 65.300 km2.

Geografia

O mar Báltico forma a fronteira ocidental da Lituânia. O país faz fronteira com a Letônia, a Bielo-Rússia, a Polônia e a Rússia.

A paisagem lituana inclui planícies baixas e algumas colinas. O ponto mais alto do país é o monte Juozapine, no sudeste, que fica apenas 292 metros acima do nível do mar. A Lituânia tem um clima fresco.

Flora e fauna

A Lituânia tem florestas de pinheiros, carvalhos e bétulas. A vida selvagem inclui lobos, alces, cervos, castores e visons. A Lituânia também tem cerca de trezentos tipos de aves, entre elas as águias-calvas.

População

A maior parte da população é formada por lituanos. Eles falam a língua lituana. A população também inclui russos, poloneses, bielo-russos, ucranianos e outros grupos. A maioria dos lituanos é católica. Mais da metade da população vive nas cidades.

Economia

Os principais setores da economia lituana são os serviços e a indústria. Os serviços incluem a educação, a saúde e as comunicações. As indústrias produzem ferramentas, motores, produtos eletrônicos e químicos, alimentos, derivados de petróleo, vestuário, navios e mobília.

As poucas fazendas da Lituânia criam gado leiteiro e porcos. Também cultivam grãos, beterrabas-açucareiras, batatas e verduras.

História

Em 1386, o grão-duque da Lituânia, que governava o país, casou-se com a rainha da Polônia. A união da Lituânia com a Polônia durou até o final do século XVIII. Depois disso, a Rússia tomou a maior parte do território lituano.

A Lituânia declarou sua independência em 1918. No entanto, a União Soviética se apoderou do país em 1940, e a Lituânia se tornou uma das repúblicas socialistas soviéticas. A Alemanha nazista tomou o país em 1941, durante a Segunda Guerra Mundial, mas os soviéticos expulsaram os alemães em 1944.

A Lituânia conseguiu a independência total quando a União Soviética se desintegrou, em 1991. O país ingressou na União Europeia em 2004.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.