Lomé é a maior cidade e a capital do Togo, um pequeno país da África ocidental. A cidade fica no golfo da Guiné, que faz parte do oceano Atlântico. Ela é o centro de educação, negócios e transportes do país.

A marinha mercante é importante para Lomé. A cidade é o principal porto de exportação do Togo. De lá saem navios carregados com produtos locais para serem vendidos a outros países. Alguns dos principais itens exportados são o cacau, o café, o algodão e minérios.

Lomé começou como uma pequena aldeia chamada Alomé, fundada pelo povo local no século XVIII. Em 1884, a Alemanha conquistou a área. Os alemães renomearam a aldeia, chamando-a de Lomé, e fizeram dela a capital de sua colônia, Togolândia, em 1897. No início do século XX, a área passou ao domínio francês. Em 1960, o Togo tornou-se um país independente, tendo Lomé como capital. A população da cidade é de 837.437 habitantes (censo de 2010), e a região metropolitana tem 930.000 pessoas (estimativa de 2014).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.