Londres é a capital do Reino Unido, um país da Europa ocidental. Também é a capital da Inglaterra, que faz parte do Reino Unido. Londres fica à beira do rio Tâmisa. É a maior cidade do país e um importante centro cultural, empresarial e financeiro.

Pontos de interesse

Londres é uma antiga cidade com muitos locais históricos. Desde 1066, os reis e as rainhas da Inglaterra são coroados na igreja chamada Westminster Abbey, ou Abadia de Westminster. A rainha da Inglaterra mora no Palácio de Buckingham; já o Parlamento se reúne no Palácio de Westminster. A famosa torre do relógio desse prédio tem um grande sino chamado Big Ben.

Londres é conhecida por seus muitos museus. O Museu Britânico, por exemplo, é a instituição museológica pública mais antiga do mundo. Está repleta de tesouros antigos.

Economia

Londres é um dos mais importantes centros do mundo na área bancária, de investimentos de capitais e de seguros. A indústria turística também é importante para a economia da cidade. Grandes empresas têm sede em Londres, que é um centro educacional importante, atraindo estudantes do mundo inteiro. Além do comércio, essas áreas geram muitos empregos para a população local.

História

Os romanos fundaram Londres no século I d.C. A cidade fez parte do Império Romano durante cerca de quatrocentos anos. Mais tarde, os saxões, um povo germânico, se estabeleceram no local. Guilherme, o Conquistador, proveniente da Normandia, na França, assumiu o domínio da Inglaterra em 1066. Ele mandou construir uma fortaleza — mais tarde chamada Torre de Londres — na cidade.

Londres cresceu rapidamente. Várias vezes, no entanto, uma doença epidêmica chamada praga matou muitas pessoas. Em 1666, um incêndio destruiu a cidade, mas ela foi reconstruída.

Ao longo dos anos, os ingleses construíram um grande império, e Londres cresceu e tornou-se rica como sua capital. A cidade foi o centro da economia mundial desde o final do século XVIII até o início do XX.

Durante a Segunda Guerra Mundial, em 1940 e 1941, a Alemanha bombardeou Londres repetidas vezes. A cidade sofreu danos graves, mas foi reconstruída depois da guerra. No começo do século XXI, terroristas bombardearam o sistema de transporte público subterrâneo londrino, o metrô. Mesmo assim, a cidade continuou a prosperar. Londres sediou os Jogos Olímpicos de Verão em 1908, 1948 e 2012 e os Jogos Paraolímpicos em 2012. A cidade e os distritos circundantes, a Grande Londres, têm uma população de 8.173.900 habitantes (censo de 2011).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.