Los Angeles é a segunda maior cidade dos Estados Unidos (a primeira é Nova York). Ela fica à beira do oceano Pacífico, no sul do estado da Califórnia. A área de Los Angeles é muito espalhada e abrange tanto praias como montanhas. A cidade é famosa pela indústria do cinema, pelas celebridades e pelos dias ensolarados, mas também pela poluição e pelos engarrafamentos no trânsito.

Pontos de interesse

Hollywood, o centro da indústria cinematográfica dos Estados Unidos, é um distrito de Los Angeles. Muitos filmes e programas de TV são gravados em seus estúdios. Os Estúdios Universal também têm um parque temático ligado ao cinema. O Teatro Kodak sedia a cerimônia anual do Oscar, um importante prêmio de cinema. As celebridades também são homenageadas por meio de estrelas gravadas com seus nomes na Calçada da Fama e pela tradição de imprimir suas mãos, pés e autógrafo no cimento da calçada do Teatro Chinês.

A cidade de Beverly Hills, conhecida por ser o lar de astros de cinema e por suas lojas caras, é contornada por Los Angeles.

O Centro Musical do Distrito de Los Angeles costuma ter concertos, peças de teatro e espetáculos de dança. No local fica a Sala de Concertos Walt Disney, sede da orquestra da cidade. O Museu Getty exibe uma grande coleção de arte.

Economia

A indústria de entretenimento e de turismo é importante para a economia de Los Angeles. O comércio, a assistência à saúde e outros serviços também trazem dinheiro para a cidade. Los Angeles é um grande centro industrial. As fábricas da área processam petróleo e produzem aviões, naves espaciais, brinquedos, vestuário e produtos eletrônicos.

História

Los Angeles cresceu em volta de uma missão, como eram chamados os assentamentos religiosos espanhóis. Os colonizadores fundaram-na em 1781. Seu comprido nome original era El Pueblo de la Reina de los Ángeles, que significa Vila da Rainha dos Anjos. A cidade foi governada pela Espanha e, mais tarde, pelo México. Em 1846, durante a Guerra do México, o exército dos Estados Unidos se apossou de Los Angeles.

A cidade cresceu rapidamente. Sua população passou de cerca de 11 mil habitantes, em 1880, para mais de 1 milhão, em 1930. O crescimento do setor cinematográfico e de outras indústrias atraiu mais gente para lá. No começo do século XXI, Los Angeles ainda era uma das cidades de crescimento mais rápido dos Estados Unidos. Sua população é de 3.928.864 habitantes (estimativa de 2014).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.