Luís XVI foi o último rei da França antes da Revolução Francesa. Durante a revolução, ele perdeu seu reino e, depois, sua vida.

Primeiros anos

Luís nasceu em 23 de agosto de 1754, em Versalhes, na França. Quando tinha apenas quinze anos, casou-se com Maria Antonieta da Áustria. Seu avô, o rei Luís XV, morreu em 1774, e Luís se tornou rei no mesmo ano.

Reinado

Luís XVI foi um rei fraco. Ele contratou pessoas que tentaram fazer um governo mais justo e moderno, mas a nobreza francesa impediu a concretização desses esforços.

Luís enviou navios e tropas para ajudar a Revolução Americana (a luta pela independência dos Estados Unidos). Fez isso porque queria causar problemas para a Grã-Bretanha. Obteve sucesso, mas o esforço custou mais do que o seu reino poderia pagar.

Por volta de 1789, o povo francês estava muito insatisfeito com os problemas econômicos da França e a fraqueza política de Luís. O rei precisava de ajuda e resolveu convocar os Estados Gerais, um grupo de representantes formado de nobres, de líderes da Igreja e de pessoas comuns, que não se reunia havia 175 anos. Mas esses representantes, com interesses muito diferentes, não conseguiram trabalhar juntos para resolver os problemas da França.

Em julho de 1789, o povo começou a Revolução Francesa. Luís continuou rei, mas ficou com medo. Em 1791, tentou fugir da França para a Áustria, mas foi capturado pelo povo, que o fez voltar para o seu palácio.

Últimos dias

As tropas revolucionárias prenderam Luís e Maria Antonieta em agosto de 1792. Em setembro, a França se tornou república — uma nação governada pelo povo, e não por um rei. Luís foi julgado por traição (sob a acusação de haver traído seu país) e foi executado na guilhotina em 21 de janeiro de 1793, em Paris, na França. (Maria Antonieta foi julgada e executada no dia 16 de outubro de 1793.)

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.