Luanda é a capital de Angola, um país do sudoeste da África. A cidade fica na costa do oceano Atlântico. É de longe a maior cidade de Angola.

Luanda tem um porto marítimo movimentado. Os navios saem de lá carregados de café, petróleo, diamantes, ferro, algodão e açúcar para exportação. A cidade tem muitas fábricas, como as de derivados de petróleo. Também são fortes as indústrias da construção civil e de plásticos, metais, cigarros e sapatos.

Os portugueses fundaram a cidade em 1576, com o nome de São Paulo da Assunção de Luanda. Em 1627, ela se tornou capital da colônia portuguesa de Angola. No início, era um centro de comércio de escravos. Logo que eram capturadas, as pessoas escravizadas eram enviadas de Luanda ao Brasil, através do oceano Atlântico. O comércio escravagista só terminou em meados do século XIX.

Em 1975, Angola se tornou um país independente, com a capital em Luanda. Diversos grupos políticos imediatamente começaram a lutar pelo domínio do país. Com alguns intervalos de paz, a guerra se arrastou até 2002. Luanda e o restante do país sofreram muito com a guerra civil.

Contudo, nos últimos anos, a cidade tem se desenvolvido bastante, atraindo turistas com praias de areia branca e um carnaval de origem e ritmos semelhantes aos do brasileiro.

Luanda tem cerca de 3 milhões de habitantes e 5.851.161 pessoas vivem em sua região metropolitana (estimativa de 2012).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.