Em todo o mundo, somente o Vaticano é menor que o minúsculo país europeu chamado Mônaco, tão pequeno que não tem capital nem cidades separadas. É um principado, o que significa que seu governante é um príncipe. O país tem 36.900 habitantes (estimativa de 2014) e sua área é de 2,02 km2.

Geografia

Mônaco fica encravado no sul da França, tendo o mar Mediterrâneo como limite a sudeste. Fica cerca de 8 quilômetros a oeste da fronteira da França com a Itália, na área costeira chamada Riviera Francesa.

Quase todo o seu território é ocupado por ruas, prédios e outras construções. A Rocha de Mônaco é uma área elevada que se projeta para o mar e abriga o palácio real e uma catedral católica. Palmeiras, arbustos perenes e flores crescem nos jardins de Mônaco.

População

Os cidadãos de Mônaco são chamados monegascos, mas a maioria das pessoas que moram ali são cidadãos franceses ou italianos. O idioma predominante é o francês, e o catolicismo é a religião nacional.

Economia

A principal atividade econômica de Mônaco é o turismo. Muitos turistas ricos visitam o famoso cassino no trecho de Mônaco chamado Monte Carlo. Os turistas também gostam das praias e do porto. A corrida de automóveis da Fórmula 1, realizada anualmente, também movimenta o complexo turístico da região. Os serviços bancários e financeiros são igualmente importantes para a economia. Os monegascos não pagam impostos sobre a renda que ganham.

História

A família Grimaldi, de Gênova, na Itália, assumiu o controle de Mônaco em 1297. Em 1911, um dos príncipes Grimaldi, Albert I, deu ao país uma constituição. Seu bisneto, Rainier III, casou-se em 1956 com Grace Kelly, atriz americana, o que contribuiu para chamar a atenção do mundo para o pequeno país. Depois da morte dele, em 2005, seu filho, Albert II, tornou-se príncipe.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.