Maastricht é uma cidade do sudeste dos Países Baixos (país também conhecido pelo nome de uma de suas partes, a Holanda). É capital da província de Limburgo, nas margens do rio Mosa (Maas, em holandês).

História

Maastricht é a cidade mais antiga dos Países Baixos, tendo sido fundada pelos romanos há mais de 2 mil anos (em 50 a.C.). Fica próxima ao ponto em que as fronteiras de três países se encontram: os Países Baixos, a Alemanha e a Bélgica. O nome Maastricht se origina das palavras latinas Mosae Traiectum (“Travessia do Mosa”), que se referem à ponte construída pelos romanos sobre o rio.

Ao sul fica a montanha St. Pietersberg, que abriga um antigo forte rodeado por 8 quilômetros de cavernas. Durante os ataques dos nazistas alemães na Segunda Guerra Mundial, milhares de pessoas puderam se esconder nelas para salvar a vida.

Tratado de Maastricht

Foi em Maastricht que, no dia 7 de fevereiro de 1992, nasceu oficialmente a União Europeia (que antes se chamava Comunidade Europeia). Seus representantes assinaram ali o Tratado de Maastricht, que estabeleceu a criação de uma moeda única para vários países, o euro. Essa nova moeda começou a circular no dia 1° de janeiro de 2002.

A União Europeia já tinha 27 membros em 2009, mas apenas dezesseis deles aderiram à nova moeda até então. Eles formaram a chamada Zona do Euro.

Maastricht tem uma população de 120.000 habitantes (estimativa de 2010).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.