A Macedônia é um pequeno país do sudeste da Europa. Faz parte de uma região chamada Bálcãs. Sua capital é Skopje. O país tem 2.066.000 habitantes (estimativa de 2014) e sua área é de 25.713 km2.

Geografia

A Macedônia faz fronteira com a Sérvia, o Kosovo, a Bulgária, a Grécia e a Albânia. O país faz parte de uma região geográfica mais extensa que também se chama Macedônia. Essa região inclui partes da Grécia e da Bulgária. O rio Vardar corre através da região central do país, cujo território é coberto por muitas montanhas. As áreas do leste têm invernos mais amenos e verões mais quentes e secos que as do oeste. Os terremotos são corriqueiros.

As florestas cobrem as montanhas da Macedônia. Raposas, ursos, linces, porcos selvagens, lagartos e outros animais compõem a fauna do país.

População

A maioria da população é formada por macedônios étnicos. Eles falam a língua macedônia, um idioma aparentado ao búlgaro. Entre os demais grupos há albaneses, turcos, ciganos e sérvios. Mais da metade da população é cristã ortodoxa, e quase um terço dela é muçulmana.

Economia

Muitos macedônios trabalham no setor de serviços, em especial na área de comunicações, no governo e na assistência à saúde. A indústria e a agricultura também são importantes para a economia. Tecidos, vestuário, produtos metalúrgicos, materiais de construção e cigarros são os principais produtos fabricados pelas indústrias locais. Há minas que fornecem chumbo e carvão. Os principais produtos agrícolas do país são trigo, batata, uvas para vinho, tomate e tabaco. Também há criações de ovelhas.

História

A Macedônia é habitada desde 7000 a.C. Por volta de 300 a.C., o reino da Macedônia, governado por Filipe II, incluía quase toda a Grécia. Seu filho Alexandre, o Grande ampliou o reino, formando um enorme império. Mais tarde, romanos, godos, búlgaros, sérvios e gregos conquistaram a Macedônia. No século XIV, a maior parte do território macedônio pertencia ao Império Otomano. Em 1913, o Império Otomano perdeu o controle da região, que foi então dividida entre Grécia, Bulgária e Sérvia.

O Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos tomou a porção sérvia da Macedônia em 1918. O reino trocou de nome para Iugoslávia em 1929. No início da década de 1990 a Iugoslávia se desintegrou, e a Macedônia conquistou a independência em 1991. Porém a Grécia, também associada com a região da Macedônia, se opôs ao uso desse nome para designar o país. Nas Nações Unidas, o país é conhecido como Antiga República Iugoslava da Macedônia. Após a independência, não só a Macedônia mas também a Sérvia e a Croácia viram-se envolvidas em uma série de graves conflitos étnicos. Em 2001, albaneses residentes na Macedônia lideraram ataques violentos contra o governo.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.