O Maláui é um país do sudeste da África. Fica a oeste do lago Niassa, um dos mais profundos do mundo. Antes de conquistar a independência, o país se chamava Niassalândia. A capital do Maláui é Lilongue. Sua população é de 16.829.000 habitantes (estimativa de 2014) e sua área é de 118.484 km2.

O Maláui faz fronteira com a Tanzânia, Moçambique e a Zâmbia. Montanhas e platôs (áreas planas e altas) cobrem grande parte do país. Um vale profundo chamado Grande Fossa Africana (ou vale do Grande Rift) margeia a fronteira oriental do Maláui. É nesse vale que fica o lago Niassa, também conhecido como lago Maláui.

Os campos cobrem as áreas baixas e secas. Algumas árvores crescem nos platôs. Florestas perenes desenvolvem-se nas terras altas mais úmidas. A fauna do Maláui inclui antílopes, búfalos, elefantes, leopardos, leões, rinocerontes e zebras.

Entre os grupos étnicos do Maláui estão os cheuas, os nianjas, os tumbucas, os tongas, os lomues, os iaos e os ngonis. Muitas pessoas falam a língua chicheua. O inglês e outras línguas africanas também são comuns. Mais da metade da população é cristã. As outras pessoas seguem o islamismo ou as religiões africanas tradicionais. A maior parte da população vive em áreas rurais.

A economia do Maláui baseia-se na agricultura. Entre as culturas importantes estão o tabaco, a cana-de-açúcar, o chá, o amendoim, o algodão e o café. As indústrias produzem principalmente alimentos, bebidas e roupas.

A região do Maláui foi ocupada há mais de 10 mil anos. No século XV, povos de língua banta fundaram ali um reino conhecido como Confederação Maravi. A Grã-Bretanha conquistou a área nas décadas de 1880 e 1890. O Maláui tornou-se independente em 1964. O primeiro presidente governou até 1994, quando o país realizou eleições democráticas.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.