A República de Malta é um pequeno país europeu, formado por um arquipélago no mar Mediterrâneo. Diferentes povos da Europa, do norte da África e do Oriente Médio o dominaram até o século XX. Sua capital é La Valletta. O país tem 423.000 habitantes (estimativa de 2014) e sua área é de 315 km2.

Geografia

Malta fica bem no meio do Mediterrâneo, 93 quilômetros ao sul da Sicília, uma ilha que faz parte da Itália. O país é formado por cinco ilhas: Malta (a maior de todas), Gozo, Comino, Comminotto (Kemmunett) e Filfla. Comminotto e Filfla não têm habitantes. As ilhas são, na maior parte, baixas e rochosas, e suas costas têm muitos penhascos e baías. O clima é quente e seco no verão e frio e chuvoso no inverno.

Flora e fauna

As ilhas que compõem Malta têm pouca vegetação silvestre. Porcos-espinhos, doninhas, musaranhos e morcegos são os animais mais encontrados.

População

Os habitantes de Malta têm origens diversas: italiana, árabe, inglesa e outras. Quase todos os habitantes são católicos. As principais línguas faladas são o inglês e o maltês. A língua maltesa tem forte influência do árabe, mas é escrita com o alfabeto latino (o mesmo usado no português). A maioria da população vive na zona urbana.

Economia

O turismo é a principal atividade econômica de Malta. Reparos de navios e outros serviços são também importantes para a economia do país. As fábricas de Malta produzem eletrônicos, roupas e artigos de plástico. Legumes, trigo e frutas são cultivados em propriedades agrícolas pequenas.

História

As ilhas maltesas são habitadas há mais de 5 mil anos. Fenícios, gregos, cartagineses, romanos, o Império Bizantino e árabes muçulmanos dominaram Malta ao longo dos tempos. Invasores vindos de Cartago, uma cidade do norte da África, chegaram a Malta no século VI a.C. Os antigos romanos dominaram as ilhas em 218 a.C. Mais tarde, Malta foi governada por árabes, normandos e cavaleiros católicos, sucessivamente. Os cavaleiros da Ordem Hospitalar de São João de Jerusalém ergueram muitos palácios e fortes militares. A Grã-Bretanha conquistou o controle do país em 1814. Malta ganhou a independência em 1964 e passou a fazer parte da União Europeia em 2004.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.