Manágua é a capital da Nicarágua, um país da América Central. É a maior cidade da Nicarágua e fica à margem do lago Manágua.

Manágua é o centro educacional, empresarial e industrial da Nicarágua. Muitos moradores da cidade trabalham em repartições do governo ou em escritórios de empresas, bancos, escolas e hospitais. Fábricas da cidade produzem bens como óleo, móveis, tecidos, produtos químicos e alimentos.

Povos indígenas fixaram-se, centenas de anos atrás, no local em que hoje é Manágua. A Espanha colonizou a região entre o século XVI e o início do século XIX. A Nicarágua se tornou um país independente em 1821, e em 1857 Manágua foi designada sua capital.

Grandes terremotos quase destruíram Manágua em 1931 e em 1972. A cada vez, boa parte da cidade precisou ser reconstruída. No final da década de 1970 ocorreram combates pesados entre rebeldes e tropas do governo em Manágua. Em 1998, o furacão Mitch danificou muitas casas, fazendas, estradas e ruas em Manágua e seus arredores. A população da cidade é de 1.028.808 habitantes (estimativa de 2012).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.