Manila é a capital das Filipinas, um país insular do sudeste da Ásia. Ela é a principal cidade do país há cerca de quatrocentos anos e fica na costa da baía de Manila, na ilha de Luzon. O rio Pasig atravessa a cidade.

No passado, uma planta florida chamada nilad crescia nas margens do rio Pasig. A cidade ganhou o nome de Maynilad graças a essa planta; mais tarde, o nome foi encurtado para Manila.

Manila é o centro empresarial, comercial e industrial das Filipinas, além de ser o maior porto do país. As fábricas da cidade produzem tecidos, roupas, alimentos processados, remédios e muitos outros produtos.

No século XVI, Manila era um assentamento muçulmano. Conquistadores espanhóis destruíram-no em 1571 e, no mesmo lugar, ergueram uma nova cidade, que se tornou a capital da colônia espanhola das Filipinas. A Espanha governou a colônia por mais de trezentos anos.

O exército dos Estados Unidos ocupou Manila durante a Guerra Hispano-Americana de 1898. Depois da guerra, os Estados Unidos assumiram o controle do país inteiro, e Manila tornou-se o centro americano nas Filipinas. A cidade se desenvolveu, tornando-se um importante núcleo comercial e turístico.

Durante a Segunda Guerra Mundial (1939–45), os japoneses ocuparam Manila. As forças americanas reconquistaram a cidade em 1945. Manila foi destruída nos combates, mas foi reconstruída mais tarde. Em 1946, as Filipinas tornaram-se um país independente, tendo Manila como capital. A cidade tem 1.780.148 habitantes (estimativa de 2015).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.