Maria Stuart se tornou rainha da Escócia quando ainda era bebê. Ela cresceu com a expectativa de se tornar rainha da Inglaterra também, pois era bisneta do rei inglês Henrique VII. No entanto, a política e a religião impediram-na de reivindicar o trono inglês.

Maria nasceu no dia 8 de dezembro de 1542, na Escócia. Seu pai era o rei Jaime V da Escócia. Quando ele morreu, apenas alguns dias após o nascimento da filha, ela se tornou rainha. A mãe de Maria era a princesa francesa Maria de Guise, que mandou a filha para ser educada na França e ficou governando a Escócia até que a nova rainha crescesse. Maria casou-se na França com o príncipe Francisco, unindo assim a França e a Escócia. Era uma pessoa muito admirada e querida. Dois anos depois ficou viúva e voltou então para a Escócia.

Maria foi criada como católica, a exemplo de sua mãe. Isso lhe causou problemas quando voltou ao seu país, porque os nobres da Escócia tinham acabado de adotar o protestantismo. Muitos escoceses não queriam ter uma rainha católica. Outros não gostavam dos conselheiros que ela escolheu nem de seu segundo marido, Henrique Stewart, conhecido como lorde Darnley. Alguns membros de sua corte conspiraram contra ela.

Em 1568, Maria fugiu de seus muitos inimigos. Na esperança de ser ajudada pela rainha Elizabeth I, sua prima, ela procurou abrigo na Inglaterra. Mas Elizabeth sabia que Maria pensava em se tornar rainha da Inglaterra. Para prevenir qualquer movimento da prima nesse sentido, mandou-a para a prisão.

Maria permaneceu na prisão pelo resto da vida. Foi julgada em 1586 e decapitada em 8 de fevereiro de 1587, sob os protestos da França e da Espanha.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.