O escritor americano Mark Twain escreveu histórias de aventuras juvenis apreciadas por leitores de todo o mundo. Twain foi o criador de Tom Sawyer, de Huck Finn e de outros personagens memoráveis.

Seu nome verdadeiro era Samuel Langhorne Clemens; Mark Twain era o pseudônimo que usava como escritor. Ele nasceu em 30 de novembro de 1835, na cidadezinha de Florida, no estado do Missouri, nos Estados Unidos. Quando tinha 4 anos de idade, mudou-se com sua família para Hannibal, no mesmo estado, à margem do rio Mississípi.

Seu pai morreu em 1847, e a partir de então Samuel teve que trabalhar para ajudar a sustentar a família. Quando tinha 13 anos, começou a trabalhar em uma gráfica da cidade. Mais tarde, trabalhou como gráfico em jornais de Saint Louis (no Missouri), de Nova York e de Filadélfia (na Pensilvânia). No final dos anos 1850 e no início da década seguinte, foi piloto de embarcações a vapor no rio Mississípi.

Clemens também escrevia contos de humor para jornais. Na década de 1860, começou a usar o pseudônimo Mark Twain para assinar seus textos. Em 1865 publicou um conto chamado “A célebre rã saltadora do condado de Calaveras”, que o tornou famoso.

Na década de 1870, Twain foi viver com a família na cidade de Hartford, no estado de Connecticut, e foi ali que escreveu seus livros mais famosos. Muitas de suas histórias foram inspiradas nas experiências que viveu quando era criança e jovem, percorrendo o rio Mississípi. Seu romance As aventuras de Tom Sawyer (1876) é a história de um garoto e de seus amigos em uma cidadezinha de beira-rio. As aventuras de Huckleberry Finn (1884) narra as aventuras de um menino que desce o rio Mississípi em uma jangada. Huckleberry Finn é considerado o melhor livro de Mark Twain.

Mais tarde na vida, Twain viveu a maior parte do tempo na Europa com sua família. Mas morreu nos Estados Unidos, em Redding, no estado de Connecticut, no dia 21 de abril de 1910.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.