Mascate é a capital de Omã, um país do Oriente Médio, na Ásia. A cidade é parcialmente cercada por montanhas e possui uma enseada natural no golfo de Omã.

Mascate é, na verdade, resultado da junção de três núcleos urbanos: a Mascate propriamente dita, com suas muralhas cercando os palácios reais; Matrah, que foi uma vila de pescadores e hoje é o principal núcleo comercial de Omã; e Ruwi, onde se concentram as empresas do país. A maior companhia petrolífera de Omã tem sede em Mascate. Uma bolsa de valores foi aberta na cidade em 1989.

Em tempos antigos, Mascate era dominada pelos persas e se tornou um importante porto comercial. Entre 1508 e 1650, a cidade pertenceu a Portugal, que ali estabeleceu um entreposto comercial e uma base naval. Ainda existem em Mascate dois fortes portugueses do século XVI. O dia 23 de janeiro de 1650 é considerado a data da independência do país, o que torna o Sultanato de Omã o mais antigo estado independente da região. O governo é exercido por sultões de uma mesma família, no poder até hoje. A população de Mascate é de 125.000 habitantes (estimativa de 2015), e em sua área metropolitana vivem 775.878 pessoas (estimativa de 2014).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.