Maurício de Sousa é desenhista e empresário. Inventou os personagens da Turma da Mônica, que se tornaram as figuras mais populares de histórias em quadrinhos criadas no Brasil.

Infância

Maurício de Sousa nasceu no dia 27 de outubro de 1935, em Santa Isabel, no estado de São Paulo. É um dos quatro filhos de um casal que, entre outras coisas, gostava de escrever poesias.

Começou a carreira de desenhista na adolescência, fazendo ilustrações e cartazes para jornais da cidade de Mogi das Cruzes, onde morou durante alguns anos. Apaixonado por sua arte, mudou-se para São Paulo em 1952, quando tinha 17 anos, porque achava que a cidade poderia lhe oferecer mais opções de trabalho como desenhista.

Mas o que conseguiu foi uma vaga de repórter policial no jornal Folha da Manhã. Ele trabalhou nessa função até 1959, quando, finalmente, teve aprovada uma tira com uma historinha dos personagens Bidu e Franjinha.

Como a turma cresceu

Empolgado com a conquista, Maurício passou a criar uma galeria de personagens, alguns inspirados em amiguinhos de suas filhas. Nasceram assim Cebolinha, Piteco, Penadinho e o caipira Chico Bento. Durante anos, eles frequentaram as páginas de diferentes jornais em tiras publicadas diariamente. Em seguida, vieram Raposão, Astronauta, Horácio e muitos outros. Em 1979, as historinhas com esses personagens eram publicadas em mais de duzentos jornais do Brasil todo.

Com tanto sucesso, decidiu fazer as revistinhas, ou gibis, para vender nas bancas de jornal. A primeira delas foi a da Mônica. Logo depois, Magali, Cebolinha e Chico Bento já tinham suas próprias revistinhas.

Desde então, a história e a família de Maurício vêm aumentando (ele tem dez filhos) como as de seus personagens. Criou uma empresa e contratou pessoas para trabalhar ao seu lado, inventando histórias e ajudando a desenhar personagens. Entre essas pessoas estão suas filhas Magali, Mônica e Marina.

Atualmente, a empresa de Maurício de Sousa produz as histórias em quadrinhos e cuida dos produtos lançados com a sua marca. Também cria desenhos animados para o cinema (As novas aventuras da Mônica e Mônica e a sereia do rio). Além disso, o Parque Temático de São Paulo (o Parque da Mônica), empreendimento criado por ele, sempre foi muito visitado por crianças e adultos.

Os personagens da Turma da Mônica são utilizados em muitas campanhas sociais feitas no Brasil. E os gibis com suas histórias são vendidos em países do mundo todo.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.