A Melanésia é uma região localizada na Oceania. Fica perto da Austrália e abrange várias ilhas: a Nova Guiné, as Luisíadas, Santa Cruz, a Nova Caledônia, as ilhas do Almirantado e as que constituem os países chamados Ilhas Salomão, Vanuatu e Fiji, além de outras menores. Ao todo, abrange uma área de 550.000 km2 .

A cor da pele dos habitantes da região serviu de inspiração para seu nome, Melanésia, dado em 1832 pelo francês Jules Dumont d’Urville. A palavra vem do grego melos (que significa “negro”) e nesoi (que quer dizer “ilhas”). “Melanésia” significa, portanto, “ilhas negras”. De lá para cá, pessoas de várias partes do mundo chegaram às ilhas, mas o melanésio, que é reconhecido pela pele escura, estatura mediana e compleição forte, ainda é maioria. Há também muitos europeus, chineses, polinésios, árabes, vietnamitas e judeus.

Por haver tantas pessoas de origens diferentes, muitos idiomas são falados na Melanésia. Só as línguas nativas são 250, sendo o fijiano a mais importante delas. Além dessas, são falados o inglês, o motu e o francês.

A agricultura é o setor da economia que gera mais renda e trabalho para a população local. Café, cana-de-açúcar e cacau são os principais produtos. A Melanésia também explora o turismo e seus recursos naturais, como ouro, prata, níquel, cobalto e cromita.

Por estar localizada entre a linha do equador e o trópico de Capricórnio, a Melanésia é de clima tropical quente e úmido. Isso leva a região a ter fauna e flora bastante singulares — um exemplo são as aves-do-paraíso. As ilhas da Melanésia são de formação montanhosa, com vulcões que regularmente entram em erupção. A região também é sujeita a terremotos.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.