O Mercosul (Mercado Comum do Sul) é um bloco de países sul-americanos que se uniram para criar uma zona de livre comércio e uma união aduaneira, com a adoção de uma tarifa comum de impostos sobre importação de produtos e de outros tipos entre seus membros.

O Mercosul é formado por Estados Partes, que têm direito a voto, e por Estados Associados, que participam das reuniões do bloco como convidados, sem direito a voto. São Estados Partes a Argentina, o Brasil, o Paraguai, o Uruguai e a Venezuela. Os Estados Associados do Mercosul são a Bolívia, o Chile, a Colômbia, o Equador e o Peru.

O Mercosul foi fundado em 1991, quando Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai assinaram o Tratado de Assunção. Segundo o tratado, os Estados Partes devem partilhar valores como democracia, defesa dos direitos humanos, segurança jurídica e combate à pobreza, entre outros. O documento também estabelecia que o objetivo dos Estados Partes devia ser a criação de uma área de livre circulação de bens e serviços e o estabelecimento de uma Tarifa Externa Comum (TEC).

Em 1994, na cúpula de presidentes do Mercosul, os Estados Partes assinaram o Protocolo de Outro Preto, que estabeleceu a estrutura institucional do Mercosul e deu início à atuação efetiva do bloco. Desde sua entrada em vigor, o comércio entre os Estados Partes praticamente quintuplicou. Com um PIB acumulado de mais de 1 trilhão de dólares, o Mercosul é o terceiro maior bloco econômico do mundo, vindo atrás do NAFTA (Tratado Norte-Americano de Livre Comércio, entre México, Estados Unidos e Canadá) e da União Europeia. Embora surjam algumas diferenças no relacionamento entre os Estados Partes, elas têm sido resolvidas através de negociações.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.