Mesopotâmia é uma palavra da língua grega que significa “terra entre rios”. Assim era chamada uma antiga região entre os rios Tigre e Eufrates, no Oriente Médio, na Ásia. Algumas das primeiras civilizações desenvolveram-se na Mesopotâmia. Atualmente, a região faz parte do Iraque.

Suméria e Acádia

A mais antiga civilização conhecida é a Suméria. Ela começou no sul da Mesopotâmia por volta de 4500 a.C. O povo sumeriano percebeu que o solo da região era bom para a lavoura. Pelo fato de não chover muito, os sumérios construíram sistemas de irrigação para levar água dos rios para os campos. Depois de 4000 a.C., as primeiras cidades do mundo começaram a se desenvolver na região, entre elas Kish, Uruk, Ur e Lagash. Em cerca de 3000 a.C., os sumérios criaram o primeiro sistema de escrita do mundo, a escrita cuneiforme, constituída por sinais em forma de cunha inscritos ou gravados na argila.

Ao norte da Suméria ficava a região chamada Acádia. No início de 2350 a.C., aproximadamente, um governante acadiano chamado Sargão conquistou a Suméria e grande parte do restante da Mesopotâmia. Foi o primeiro império do mundo.

Babilônia e Assíria

Por volta de 1900 a.C., um povo chamado amorita conquistou toda a Mesopotâmia. Sob seu comando, Babilônia tornou-se a cidade mais importante da Mesopotâmia. A cidade era tão poderosa que toda a região passou a ser conhecida como Babilônia. O rei babilônico mais importante foi Hamurábi. Ele ficou famoso por um conjunto de leis criado durante seu reinado.

O poder da Babilônia começou a declinar por volta de 1600 a.C. A grande potência que veio em seguida foi a Assíria. No século XIV a.C., os assírios começaram a construir um império que abrangia o norte da Mesopotâmia e ainda além. Em 671 a.C., os assírios expandiram seus domínios por toda a faixa de território que se estendia em direção ao Egito. O Império Assírio terminou por volta de 609 a.C.

Depois dele, um povo chamado caldeu criou um novo Império Babilônico. O mais importante rei da dinastia caldeia foi Nabucodonosor II, conhecido por sua força militar e por ter construído magníficos edifícios e jardins. Ele teve um papel importante na história judaica. Em 539 a.C., invasores persas dominaram os caldeus. O macedônio Alexandre, o Grande derrotou os persas em 330 a.C. Depois disso, a Mesopotâmia foi governada sucessivamente por gregos, romanos, árabes e turcos. Em 1921, a Mesopotâmia tornou-se o reino do Iraque.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.