O Minotauro é um personagem da mitologia grega, metade homem, metade touro, visto como um símbolo da fatalidade (ou das coisas inevitáveis).

Segundo a lenda, tudo começou quando Posêidon, rei do mar, deu um touro ao rei de Creta, Minos. O rei gostou tanto do bicho que o guardou. Só que Posêidon havia dado o presente para Minos sacrificá-lo em sua honra. Quando soube que Minos o mandou guardar, colocou um feitiço na rainha Pasífae, mulher de Minos, fazendo que ela se apaixonasse pelo animal. Do amor da mulher e do touro nasceu o Minotauro. Ao deparar com a criatura, Minos resolveu mandar construir um labirinto (de onde ninguém conseguiria sair) para que o Minotauro morasse dentro dele.

Mais tarde, Minos declarou guerra a Atenas. Depois de vencer a batalha, ele ordenou que sete rapazes e sete moças virgens atenienses fossem enviados a Creta a cada nove anos, para serem devorados pelo Minotauro.

Na terceira leva de atenenienses, o herói Teseu ofereceu-se como voluntário para ser devorado pela criatura. Antes de entrar no labirinto, porém, conheceu Ariadne, filha do rei Minos, que se apaixonou por ele. A princesa deu a Teseu uma espada e um rolo de linha, para que ele pudesse matar o Minotauro e encontrar o caminho de saída do labirinto. Teseu entrou nele desenrolando a linha até encontrar o Minotauro. Os dois lutaram, e Teseu acabou com a vida do Minotauro. Depois voltou para fora do labirinto, refazendo o caminho de volta com a ajuda da linha desenrolada. Ainda livrou seus companheiros, que também seriam devorados pela criatura monstruosa.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.