A Moldávia é um pequeno país do leste da Europa, também conhecida pelo nome de Moldova. Sua capital é Chisinau. O país tem 3.927.000 habitantes (estimativa de 2011) e su área é de 33.843 km2.

Geografia

A Moldávia fica no extremo nordeste da península dos Bálcãs. A Ucrânia, a leste, e a Romênia, a oeste, fazem fronteira com o país. A maior parte do território moldávio está entre os rios Prut e Dniester. O país tem planícies com colinas e um solo rico, de coloração negra. Os verões são quentes e os invernos, moderados.

Flora e fauna

As florestas cobrem as regiões norte e central da Moldávia. As árvores mais comuns são as bétulas e os carvalhos. Javalis, lebres, lobos, raposas, texugos, gatos selvagens e cervos vivem nas florestas.

População

A etnia moldávia representa cerca da metade da população e fala o idioma moldávio, semelhante ao romeno. Entre outros grupos populacionais, estão ucranianos, russos, búlgaros, ciganos, gagauzes (um povo de origem turca) e judeus.

Quase a metade da população professa o cristianismo ortodoxo. Quase o mesmo número não segue nenhuma religião. Mais da metade dos habitantes vive no campo ou em vilarejos.

Economia

A agricultura é importante para a economia moldávia, que luta para se desenvolver. Trigo, milho, beterraba-açucareira, uvas, sementes de girassol e tabaco são as safras mais importantes. Ovelhas, porcos e gado são os principais rebanhos.

As indústrias moldávias processam muitos produtos agrícolas, como vinho, açúcar, óleo vegetal, derivados do leite, carne e frutas. As fábricas também produzem tratores e vestuário.

História

Originalmente, a Moldávia se chamava Bessarábia. No século XV, ela se juntou a territórios vizinhos, formando depois um país chamado Romênia. Em 1812 a Rússia passou a dominar a Bessarábia, mas em 1918 ela se libertou do domínio russo e voltou a fazer parte da Romênia.

Em 1940, a União Soviética tomou a Bessarábia da Romênia e transformou-a na República Socialista Soviética da Moldávia.

Em 1991, essa república soviética conseguiu a independência, com o nome de Moldávia. As regiões russa e gagauz do país também declararam independência, mas a Moldávia continuou a exercer o domínio sobre ambas.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.