Montenegro é um pequeno país do sul da Europa que, durante a maior parte do século XX, fez parte da Iugoslávia. Depois que ela se desmembrou, Montenegro passou a integrar um novo país, chamado Sérvia e Montenegro. Em 2006, Montenegro declarou sua independência. O país tem duas capitais, Podgorica e Cetinje. Sua população é de 620.000 habitantes (estimativa de 2014) e sua área é de 13.812 km2.

Geografia

Montenegro fica na península dos Bálcãs, ao longo do mar Adriático. Faz fronteira com a Croácia, a Bósnia e Herzegovina, a Sérvia, o Kosovo e a Albânia. A maioria do território montenegrino é formado por montanhas e vales acidentados. A maior parte do país tem invernos frios e verões quentes.

As florestas cobrem cerca de um terço de Montenegro. A vida selvagem inclui raposas, lobos, gatos e porcos selvagens, ursos, cervos e muitos tipos de pássaros.

População

A maioria da população do país é formada por montenegrinos, um povo eslavo aparentado aos sérvios da Sérvia. A maior parte dos montenegrinos e dos sérvios é formada por cristãos ortodoxos que falam o idioma sérvio. Montenegro tem minorias de bósnios e albaneses, que são principalmente muçulmanos.

Economia

A manufatura responde pela maior parte da economia montenegrina. As fábricas processam alimentos e metais como o aço. Os agricultores plantam grãos e criam ovelhas e cabras. A mineração, a exploração da madeira e o turismo também são importantes.

História

O território onde atualmente fica Montenegro é povoado desde a Antiguidade. Os ancestrais eslavos dos montenegrinos chegaram à área no século VII. Montenegro tornou-se parte do império dos sérvios no século XII. Em 1389, os turcos otomanos conquistaram a Sérvia, mas não Montenegro, que continuou independente por mais de quinhentos anos.

No início do século XX, Montenegro combateu ao lado dos sérvios para acabar com o domínio turco sobre a região. Em 1918, aliou-se à Sérvia e aos países limítrofes para formar um país maior, que recebeu o nome de Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos. Em 1929, o país mudou de nome para Iugoslávia.

Nos anos 1990, várias partes da Iugoslávia se separaram, tornando-se países independentes. Uma guerra civil teve início. Quando os conflitos acabaram, somente Montenegro e Sérvia ainda faziam parte da Iugoslávia. Em 2003, o país trocou de nome, passando a chamar-se Sérvia e Montenegro. Por fim, Montenegro recobrou sua independência em 2006.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.