Moscou é a capital da Rússia, um país que se estende do leste da Europa ao leste da Ásia, chegando até o oceano Pacífico. É o maior centro industrial, científico e cultural do país. A cidade fica à margem do rio Moscou (ou Moskvá).

Locais de interesse

O conjunto de edifícios conhecido como Krêmlin, que compõe o centro da cidade, era originalmente uma fortaleza e foi o centro do governo do país durante muitos anos. Ao lado do Krêmlin fica a Praça Vermelha, cenário de muitos eventos históricos, protestos, desfiles e discursos. Uma construção famosa da praça é a Catedral de São Basílio. A cidade também tem mais de trinta importantes teatros e salas de concerto, entre eles o Teatro Bolshoi, de ópera e balé.

Economia

Moscou é o maior centro industrial da Rússia. Suas fábricas produzem bens variados, como maquinaria, carros e equipamento elétrico. Muitos moscovitas trabalham em empresas que prestam serviços ao público, sobretudo bancos, lojas e restaurantes. A cidade também é um centro de educação e pesquisa.

História

A área de Moscou é habitada desde a Antiguidade. No século XII, um príncipe construiu um forte para proteger as pessoas que moravam ali. Um povoamento próximo ao forte transformou-se na cidade.

No século XVI, Moscou já era uma cidade importante e capital da Rússia. Contudo, uma nova cidade, chamada São Petersburgo, tornou-se a nova capital do país em 1712. A maioria dos nobres e dos comerciantes de Moscou mudou-se para essa nova capital. Em 1812 houve um grande incêndio em Moscou. Esses acontecimentos retardaram o desenvolvimento da cidade.

Ela só recuperou seu papel de capital depois da Revolução Russa de 1917. Em decorrência dessa revolução, a Rússia se tornou parte de um novo país, chamado União Soviética. A partir de então a cidade cresceu rapidamente.

Em 1941, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), tropas alemãs tentaram tomar Moscou, mas os soldados soviéticos detiveram os invasores a poucos quilômetros da cidade.

A União Soviética desintegrou-se em 1991. A Rússia tornou-se novamente um país independente, tendo Moscou como capital. A população da cidade é de 11.514.330 habitantes (estimativa de 2010).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.