Mumbai é a maior cidade da Índia, um país do sul da Ásia. Antes chamada de Bombaim, hoje é uma das cidades mais populosas do mundo. Seus milhões de habitantes se concentram em uma ilha no mar de Omã, que é ligada por pontes ao continente indiano. No passado, a ilha de Mumbai era constituída por sete ilhas separadas, mas uma grande obra de engenharia as reuniu em uma só.

Mumbai é o polo financeiro, empresarial e de outros serviços da Índia. Abriga também a maior indústria cinematográfica do mundo, a chamada Bollywood, nome derivado de Bombaim e Hollywood. Além disso, tem um porto vital para a exportação de produtos da Índia para outros países. Engenharia, mercado editorial, informática, comunicações e indústrias (têxtil, mecânica, elétrica e química) também são atividades econômicas importantes.

Na Antiguidade, a área de Mumbai era ocupada por aldeias pesqueiras do povo coli. Depois ficou sob domínio hindu e, a seguir, foi tomada pelos muçulmanos. Em 1534 os portugueses conquistaram a área e fundaram a cidade como um entreposto de comércio, que passou a ser conhecido como Bombaim. Até hoje existem nomes portugueses na cidade, como o do aeroporto chamado Santa Cruz. Estudiosos das línguas dizem que o próprio nome original da cidade vem do idioma de seus fundadores portugueses: era “Boa Baía”, depois mudado em dialeto para “Bom Baía” e, logo em seguida, para “Bombaim”.

Em 1661, os portugueses cederam Bombaim aos britânicos. A Grã-Bretanha passou a dominar toda a Índia como uma colônia. No século XIX, Bombaim cresceu, em especial devido ao comércio e à indústria têxtil. Depois, tornou-se o centro do movimento político pela libertação da Índia do domínio britânico. O país conquistou sua independência em 1947. Em 1995, Bombaim teve seu nome mudado para Mumbai, na língua local marati. Sua população é de 12.478.447 habitantes (estimativa de 2011).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.