A Namíbia é um país da costa sudoeste da África que conquistou sua independência da África do Sul em 1990. Windhoek é sua capital e maior cidade. A Namíbia tem 2.201.000 habitantes (estimativa de 2014) e sua área é de 825.615 km2.

Geografia

A Namíbia é um país em que os desertos predominam. Divide fronteiras com Angola, Zâmbia, Botsuana e África do Sul. O oceano Atlântico fica a oeste, por onde também se estende o deserto da Namíbia. A região central do país é um planalto elevado, com morros e montanhas. O deserto do Kalahari fica no leste do país.

O clima geralmente é quente e seco. Como chove pouco, quase não há rios perenes, isto é, que têm água durante o ano inteiro. Os períodos de seca são frequentes.

Flora e fauna

Os desertos da Namíbia e do Kalahari têm pouca vegetação. Arbustos e gramíneas cobrem o planalto central. As árvores são mais comuns no norte do país.

Apesar da paisagem árida, leões, girafas, zebras, antílopes, elefantes e rinocerontes vivem no país, que os protege no Parque Nacional Etosha, uma grande extensão de terra preservada.

População

O povo ovambo e outros grupos africanos compõem a maioria da população da Namíbia. Há uma parcela menor de mestiços africano-europeus. A minoria branca é de ascendência holandesa ou alemã.

O idioma oficial é o inglês, mas as línguas mais faladas são africanas. A maioria da população é cristã.

Mais de metade dos namibianos vive na zona rural. O norte do país é mais habitado que o sul, e pouca gente mora no deserto da Namíbia.

Economia

A economia namibiana é baseada na mineração. O país possui algumas das maiores reservas minerais da África, sendo um dos maiores produtores de diamantes e urânio. Seus outros minerais importantes incluem zinco, cobre, prata e ouro.

A agricultura e a pesca são atividades muito comuns, assim como o pastoreio. Gado bovino e ovelhas formam a maioria do rebanho. Os pastores do sul do país criam as ovelhas da raça caracul, para o aproveitamento da preta e encaracolada. Os maiores plantios são de grãos, frutas, legumes e feijão. Peixes e carne bovina processados são produtos importantes para a economia do país.

O turismo é uma atividade crescente na Namíbia. Os visitantes vêm ao país para desfrutar a beleza natural e conhecer a fauna.

História

Os primeiros povos a habitar a região que hoje é a Namíbia foram os sans, ou bosquimanos, que tinham um modo de vida nômade (andarilho), vivendo da caça e da coleta. Ao longo dos séculos, outros povos africanos se fixaram na região.

Exploradores portugueses estiveram na costa namibiana no final do século XV; holandeses e ingleses exploraram a área mais tarde. Na década de 1880, a região passou para o domínio da Alemanha, que a chamou de África do Sudoeste. Os colonos alemães tiraram dos africanos a maior parte das terras agrícolas boas. No início do século XX, o povo local chamado herero começou uma guerra contra os alemães, que reagiram, matando muitos hereros.

Em 1915, a África do Sul ocupou a África do Sudoeste. Os líderes brancos sul-africanos impuseram ao território as suas leis, conhecidas como apartheid, que tornavam obrigatória a separação entre negros e brancos e davam tratamento desigual e injusto aos negros. Em 1966, os países das Nações Unidas votaram para pôr fim ao controle da África do Sul sobre a África do Sudoeste. A África do Sul, porém, se negou a abrir mão de seu domínio.

Enquanto isso, a África do Sudoeste passou a ser conhecida como Namíbia. Um grupo chamado Organização dos Povos do Sudoeste da África (SWAPO, sigla do nome em inglês) passou a promover uma luta de guerrilhas para libertar o país da África do Sul, o que finalmente aconteceu em 1990. O líder da SWAPO, Sam Nujoma, tornou-se o primeiro presidente do país, que é hoje uma democracia.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.