Natal é a capital do estado do Rio Grande do Norte, na região Nordeste do Brasil. Conhecida como Cidade do Sol, é famosa pela beleza de suas praias e pela indústria do turismo bem-estabelecida.

Locais de interesse

As praias urbanas de Natal são famosas por sua grande beleza. Podem-se fazer passeios panorâmicos de buggy (um tipo de jipe) pelas praias ao norte e ao sul da cidade.

Também merece destaque o Parque das Dunas, a segunda maior área urbana de preservação do Brasil. Superado em tamanho apenas pela floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro, o parque se estende por uma área de 1.172 hectares.

Economia

A economia de Natal é baseada no turismo. A cidade conta com vários hotéis e pousadas, em especial próximo ao litoral. O comércio da cidade também é diversificado, com boa oferta de produtos regionais, como artesanato e comidas típicas. Grande parte desse comércio é voltada para os visitantes, tanto de outros estados brasileiros quanto do exterior.

A fim de atender ao fluxo de turistas que visitam a cidade anualmente, Natal tem se empenhado em modernizar seu serviço portuário e seu aeroporto.

História

Durante grande parte do século XVI, a região em que atualmente se encontra Natal ficou sob controle dos franceses, aliados das tribos indígenas que por ali viviam. Em 1597, os portugueses finalmente conseguiram conquistar o território. Como estratégia de defesa, construíram um forte, que recebeu o nome de Fortaleza dos Reis Magos.

Não demorou muito para que um povoado se formasse perto do forte. Como a esquadra que demarcou a cidade entrou na barra do rio Potengi no dia 25 de dezembro de 1599, o povoado recebeu o nome de Cidade do Natal. Em meados do século XVII, a cidade caiu sob domínio holandês e ganhou o nome de Nova Amsterdã. Os portugueses levariam mais de duas décadas para reconquistá-la.

A cidade só começou a crescer em ritmo mais acelerado a partir de 1922, com o aparecimento das primeiras atividades urbanas. A posição geográfica de Natal como ponto da América do Sul mais próximo da Europa fez da cidade um ponto estratégico durante a Segunda Guerra Mundial. Nos primeiros anos da década de 1940, ali funcionou uma base militar para os Aliados. Segundo alguns estudiosos, foi a presença de tropas americanas que acabou gerando o termo “forró”, a partir da expressão for all (que em inglês significa “para todos”), usada para se referir aos bailes abertos ao público geral.

Apesar da beleza de suas praias, Natal só intensificou os investimentos em turismo na década de 1980. Com a construção da Via Costeira, foi possível integrar 10 quilômetros de praias, oferecendo uma rede variada de hotéis e demais serviços turísticos entre a região das dunas e o mar.

Natal tem 803.811 habitantes e é a principal cidade da região metropolitana conhecida como Grande Natal, que reúne nove municípios e possui 1.340.115 habitantes (censo de 2010).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.