Nauru é um país da Oceania que ocupa uma pequena ilha do oceano Pacífico. É praticamente o único país do mundo que não tem oficialmente uma capital. Sua administração fica na maior cidade da ilha, Yaren. O país tem 10.100 habitantes (estimativa de 2014) e sua área total é de 21 km2.

Geografia

Nauru localiza-se logo ao sul do equador, na região chamada Oceania. O clima é quente e úmido.

No centro da ilha, penhascos circundam uma região de planalto, que se formou pelo acúmulo de guano, ou seja, esterco de aves. No planalto havia grande concentração de fosfato, um mineral usado na produção de fertilizantes. No entanto, a extração mineral acabou esgotando essas reservas, bem como outros recursos naturais da ilha.

Flora e fauna

Em regiões próximas à costa de Nauru crescem coqueiros e outras árvores tropicais. A ilha é visitada por muitos pássaros. No país não existiam mamíferos, até que ratos, gatos, cães e porcos chegaram à ilha levados pelas embarcações.

População

A maior parte da população é formada de nauruanos, e cerca de um quarto dos habitantes é originário de outras ilhas do Pacífico. A maioria das pessoas que vivem em Nauru é cristã. A língua local é o nauruano, mas boa parte da população fala inglês também.

Economia

A mineração de fosfato tornou Nauru um país rico. Porém, com a progressiva diminuição das reservas e o esgotamento no início do século XXI, Nauru empobreceu. Para substituir a mineração, o governo empenhou-se em desenvolver outras atividades econômicas, como o setor bancário e a pesca. Por não ter muitos recursos, Nauru precisa importar de outros países boa parte de seus alimentos e de outros suprimentos.

História

Não se sabe quando os primeiros povos começaram a habitar Nauru. Em 1798, um navegador inglês desembarcou na ilha e chamou-a de “ilha aprazível”, ou seja, agradável. Em 1888, a Alemanha assumiu o domínio sobre o território. Em 1907, uma companhia britânica deu início às atividades de extração de fosfato no país. No começo da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), Nauru passou a ser administrado pela Austrália.

Em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, os japoneses invadiram Nauru, mas tropas australianas recuperaram a ilha em 1945. Em 1967, Nauru conquistou sua independência.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.