Em 1969, o astronauta americano Neil Armstrong tornou-se a primeira pessoa a pisar na superfície da Lua. Milhões de espectadores viram pela televisão o momento em que ele saiu da nave espacial e disse: “Este é um pequeno passo para o homem, mas um salto gigante para a humanidade”.

Neil Alden Armstrong nasceu em Wapakoneta, no estado de Ohio, nos Estados Unidos, em 5 de agosto de 1930. Ainda pequeno, interessou-se por aeronaves. Depois de concluir o ensino médio, Armstrong tornou-se cadete do ar (aspirante a piloto) da Marinha americana. Ele estudou engenharia de aviação em duas universidades. No início da década de 1950, Armstrong foi piloto na Guerra da Coreia.

Em 1955, entrou para a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA, na sigla em inglês) como piloto de testes. Sete anos depois, foi escolhido para ser astronauta. Ele comandou a missão da nave Gemini 8, lançada em 16 de março de 1966. Durante esse voo, tornou-se o primeiro astronauta a conectar uma espaçonave a um foguete no espaço.

Em 16 de julho de 1969, ao lado de Edwin E. (Buzz) Aldrin Jr. e Michael Collins, Armstrong decolou em direção à Lua, na missão Apollo 11. Quatro dias depois, ele se tornou a primeira pessoa a pisar na superfície lunar. Por mais de duas horas, Armstrong e Aldrin coletaram amostras do solo da Lua, fizeram medições e tiraram fotografias, antes de iniciar a viagem de regresso à Terra.

Armstrong se aposentou da NASA em 1971. Ele continuou a dar aulas e a trabalhar em comissões sobre o programa espacial americano. Morreu aos 82 anos, em 25 de agosto de 2012, em Cincinnati, Ohio.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.