Nicósia é a capital de Chipre, um país insular do Mediterrâneo. Chipre se divide em duas partes, a do sul e a do norte: os habitantes gregos dominam a parte sul e seu governo é o oficial da ilha. Os turcos controlam o norte e se consideram um país à parte, independente. Nicósia é a capital de ambos e situa-se em parte no setor grego e em parte no turco.

O turismo e outras atividades de prestação de serviços são muito importantes para a economia de Nicósia. As fábricas da cidade produzem roupas, tecidos e alimentos.

Por ser uma cidade muito antiga, Nicósia sofreu diversas ocupações. Pertenceu ao Império Bizantino de 330 a 1191, e foi nesse período que se tornou a capital de Chipre. Os turcos otomanos dominaram o país do fim do século XVI ao fim do século XIX, quando, em 1878, a ilha passou para o domínio britânico.

Em 1960, Chipre se tornou uma nação independente. Poucos anos depois, gregos e turcos começaram a disputar seu domínio em Nicósia. Os gregos deixaram a parte turca da cidade, e os turcos, a parte grega. Em 1974, tropas enviadas pela Turquia ocuparam parte da ilha e, desde então, Chipre permanece dividido em dois.

Nicósia, atualmente, é uma cidade cosmopolita e sofisticada, com um rico passado. O centro histórico, com museus, galerias de arte e igrejas bizantinas, é cercado por muralhas do século XVI, mas a cidade moderna cresceu além delas. Principal cidade cipriota, Nicósia ainda é a capital de ambos os governos. Sua população é de 231.800 habitantes (estimativa de 2008).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.