O astrônomo polonês Nicolau Copérnico foi a primeira pessoa a afirmar que a Terra e os outros planetas se movimentam em torno do Sol, o que gerou uma mudança importante no pensamento científico. Durante séculos antes disso, a maioria dos estudiosos acreditou erroneamente que o Sol, as estrelas e os planetas giravam em torno da Terra.

Copérnico nasceu em Torun, na Polônia, em 19 de fevereiro de 1473. Estudou em seu país e depois na Itália, aprendendo diversas disciplinas, como astronomia, matemática, medicina e direito canônico. Depois tornou-se cônego da Igreja Católica e, nas horas vagas, observava o céu.

Copérnico desenvolveu muitas idéias sobre o Sistema Solar, que é composto pelo Sol e pelos corpos celestes que giram ao seu redor. Ele concluiu corretamente que a Terra se movimenta em torno do Sol e também gira em torno de si mesma. Então, publicou um livro com suas idéias em 1543. A obra não mudou de imediato o entendimento das pessoas sobre o Sistema Solar, mas estudiosos posteriores perceberam que suas idéias eram corretas.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.