O Reino da Noruega é um país que fica na região chamada Escandinávia, no norte da Europa. Na verdade, é o país europeu mais ao norte de todos. No início, seu território foi ocupado pelos vikings. Hoje, é um país próspero e moderno. Sua capital é Oslo. A Noruega tem 5.165.000 habitantes (estimativa de 2015) e área de 385.186 km2.

Geografia

A Noruega divide fronteiras com a Suécia, a Finlândia e a Rússia. O oceano Ártico fica ao norte; o oceano Atlântico, a oeste; e o mar do Norte, ao sul. A Noruega tem a posse das ilhas Svalbard, ao norte, e também de várias ilhas pequenas ao largo de sua costa oeste.

Cerca de dois terços do país são ocupados por montanhas. A região sul, porém, é predominantemente plana. Os fiordes, que são reentrâncias de mar longas e estreitas, se estendem da costa oeste para o interior. A Noruega tem também mais de 1.500 geleiras, ou seja, blocos enormes de gelo que se deslocam lentamente.

A costa oeste tem verões frescos e invernos amenos. No lado leste do país, o clima é mais quente no verão e o frio é intenso no inverno.

Flora e fauna

As florestas cobrem cerca de 25 por cento do país. As árvores mais presentes são os pinheiros, as bétulas e os freixos. Urzes e musgos folhosos crescem no solo de muitas florestas.

São comuns mamíferos pequenos, como lebres, raposas e texugos. Alces, renas, lemingues e lobos vivem nas florestas e nas montanhas. Nas águas, há trutas, salmões e outros peixes de clima frio, como o bacalhau.

População

Os noruegueses são na maioria nórdicos, um povo europeu de origem germânica. Há pequenos grupos de asiáticos e de outros europeus. Vários milhares de lapões, ou samis, vivem principalmente no norte do país. Os lapões são conhecidos por criar rebanhos de renas. O idioma principal do país é o norueguês. A religião nacional é o cristianismo luterano evangélico. A maioria da população vive em cidades, principalmente no sudeste do país.

Economia

A Noruega é um dos maiores fornecedores mundiais de petróleo, além de possuir grandes reservas de gás natural e minerais. Suas indústrias fabricam principalmente navios, produtos alimentícios, máquinas, metais e papel. A pesca e a extração de madeira também são atividades importantes para a economia.

A maioria dos trabalhadores atua no setor de serviços, incluindo comunicações, bancos e saúde. A agricultura constitui uma parte pequena da economia. Grãos, carne e derivados de leite são os principais produtos.

História

Os lapões chegaram à região que hoje é a Noruega há pelo menos 10 mil anos. Entre os séculos IX e XI, vikings da Noruega comerciavam nas costas europeias e as saqueavam. O rei Olaf II Haraldsson uniu toda a Noruega no século XI.

No final do século XIV, Noruega, Suécia e Dinamarca passaram a ser governadas por um único rei. A Noruega era o país mais fraco da união. A Suécia conquistou a independência em 1523, mas a Dinamarca continuou a dominar a Noruega. Em 1814, a Dinamarca perdeu o controle da Noruega para a Suécia. A Noruega declarou sua independência em 1905.

A Alemanha nazista invadiu a Noruega em 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, e os nazistas instauraram um governo pró-alemão no país. Os alemães partiram em 1945, no final da guerra.

Em 1949, a Noruega entrou para a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), um grupo de países comprometidos a proteger uns aos outros. No entanto, não aderiu à União Europeia.

Em 2011, um homem descontente com o governo detonou uma bomba em Oslo, danificando edifícios públicos. Em seguida, esse homem agrediu um grupo de pessoas em uma ilha perto da capital. Mais de 70 pessoas morreram nesses ataques.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.