Nova York é a maior cidade dos Estados Unidos. É um dos grandes centros culturais e empresariais do mundo. Seu ritmo acelerado e sua atividade constante lhe renderam o apelido de “cidade que nunca dorme”.

Está localizada no estado de Nova York, na área em que os rios Hudson e East desembocam na baía que tem o nome da cidade. Nova York é formada por cinco distritos: Manhattan, Brooklyn, Bronx, Queens e Staten Island.

Locais de interesse

Nova York está repleta de lugares de fama mundial. A Estátua da Liberdade fica na sua baía; o Edifício Empire State é o mais conhecido arranha-céu da paisagem de Manhattan, e o Central Park, um parque enorme, fica perto do centro da cidade.

O Centro Lincoln de Artes é sede da mundialmente renomada orquestra nova-iorquina e das companhias de balé e de ópera. A região da Broadway é famosa por seus muitos teatros. Entre os grandes museus nova-iorquinos estão o Metropolitan e o Museu de Arte Moderna (conhecido pela sigla Moma).

Economia

A economia local baseia-se principalmente nos serviços. O distrito de Wall Street é um dos mais importantes centros mundiais de finanças e bancos. A cidade é líder nos setores editorial, de produção televisiva e de moda. As indústrias do turismo, do comércio, da publicidade e da informática também são muito importantes.

História

Nova York nasceu na década de 1620 como entreposto comercial dos holandeses, que tomaram o controle da ilha de Manhattan dos índios algonquianos que moravam nela. Os britânicos conquistaram o assentamento holandês em 1664. Em troca, cederam aos holandeses um território nas Guianas que passou a ser conhecido como Guiana Holandesa e hoje é o país chamado Suriname.

Nova York cresceu como centro comercial. Por volta de 1790, era a maior cidade dos Estados Unidos, na época um país novo, recém-criado. O canal Erie já ligava Nova York aos Grandes Lagos em 1825. Depois disso, a cidade tornou-se um porto marítimo importante.

A ilha Ellis, na baía de Nova York, foi o principal ponto de entrada das pessoas que se mudavam para os Estados Unidos. Nos séculos XIX e XX, milhões de imigrantes foram viver em Nova York.

Nova York foi alvo de terroristas em anos recentes. O pior ataque aconteceu em setembro de 2001, quando sequestradores fizeram colidir dois grandes aviões com o World Trade Center, um conjunto de dois enormes edifícios comerciais que ficava no centro da cidade. Quase 3 mil pessoas foram assassinadas.

A cidade tem uma população de 8.175.133 habitantes (censo de 2010).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.