Nuuk é a capital e o principal porto da Groenlândia, que é maior ilha do mundo, ao norte do oceano Atlântico. Nuuk é uma pequena cidade localizada na costa sudoeste da ilha perto do golfo de Nuuk, uma entrada do estreito de Davis, e da montanha Hjortetakken (“chifres de veado” em português). A cidade data de 1721, quando Hans Egede, um missionário norueguês, fundou uma colônia perto do local do Vesterbygden, um assentamento do século X.

Nuuk é a sede do parlamento e do Supremo Tribunal da Groenlândia e tem consulados estrangeiros, uma universidade, escolas, hospitais e estações de rádio e televisão. Atividades econômicas importantes incluem o setor de serviços como educação e saúde, bem como a caça, a pesca, o processamento de peixes e camarão, e a construção e reparação naval. A maioria do transporte é feito de barco. Há serviços de helicóptero que ligam Nuuk com outras cidades da Groenlândia e com o aeroporto de Sondre Stromfjord, que tem voos de conexão para Copenhague, na Dinamarca. A população da cidade é de 15.862 habitantes (estimativa de 2011).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.