Omã é um país árabe, do Oriente Médio, na Ásia. É um sultanato, ou monarquia, que tem a cidade de Mascate como capital. Omã tem 3.022.000 habitantes (estimativa de 2014) e sua área é de 309.500 km2.

Geografia

Omã ocupa o sul da península Arábica e faz fronteira com o Iêmen, a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos. O mar da Arábia fica a leste, e o golfo de Omã, ao norte. Uma pequena parte separada de Omã fica ao norte dos Emirados Árabes Unidos.

Em Omã não há rios nem lagos. O clima é muito quente e seco. A maior parte do país é formada por um deserto rochoso, e as únicas regiões úmidas são o nordeste e sudoeste. Perto do litoral o relevo é montanhoso.

Flora e fauna

Nas regiões secas, há pouca vegetação além de acácias, mas no sudoeste úmido crescem plantas tropicais. Entre os raros animais de Omã estão o órix (um tipo de antílope), leopardos e cabras-monteses.

População

A maioria dos habitantes de Omã é árabe, mas da população também fazem parte muitos imigrantes asiáticos. O principal idioma é o árabe, e a religião nacional é a muçulmana. A maioria dos omanis vive nos centros urbanos.

Economia

A economia de Omã depende principalmente da venda de petróleo e gás natural a outros países. Omã também fabrica metais, cimento, produtos químicos e produtos alimentícios. Cultivam-se tâmaras, bananas e melancias. Há criação de gado bovino, cabras, ovelhas e camelos. A pesca é uma atividade importante como fonte de alimento.

História

Os primeiros árabes chegaram a Omã no século IX a.C. Sultões (equivalentes a reis) começaram a reinar nas áreas costeiras no ano 1154 d.C. Mais tarde, os omanis usaram o mar para fazer comércio com países distantes, como a China.

A família Al Bu Sa’id chegou ao poder em meados do século XVIII. Na década de 1950, ela derrotou tribos rebeldes na região central de Omã. No início do século XXI, o país ainda era governado por um sultão dessa família.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.